Pesquisas divulgadas na revista Scientific Reports revelam a relação direta da falta de escovação e higiene dos dentes com doenças do coração, AVC, alguns tipos de câncer maligno, problemas gastrointestinais e doenças respiratórias.
1.675 participantes foram analisados por dois anos e 11 meses. Realizado no Hospital Universitário de Osaka, no Japão, o estudo separou os participantes em quatro grupos com hábitos distintos.
Todos eles foram hospitalizados no local, seja para para exame, cirurgia ou tratamento de alguma doença.
O primeiro grupo, nomeado MN, escovava os dentes duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, já o segundo grupo, chamado Noite, relatou escovar os dentes apenas à noite.
O terceiro grupo, o M, relatou escovar os dentes somente durante as manhãs.
Enquanto o quarto grupo, o Nenhum, não escovava os dentes durante o dia.
Nos resultados, encontrados na amostra de sangue dos pacientes, os dois grupos com as maiores taxas de sobrevida em comparação ao grupo Nenhum foram os grupos MN e Noite.
As pesquisas apontaram para a importância da saúde oral em pacientes com cânceres malignos, assim como doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.
O achado mais importante da pesquisa indica que a doença periodontal, caso mais grave da inflamação da gengiva que pode ser causada pela má higiene bucal, é o principal vilão