O infarto é a principal causa de morte no mundo, e os riscos são 13% maiores na segunda-feira, segundo um estudo feito por médicos da Irlanda.
É o estresse de início de semana causado pela alteração do ritmo cardíaco, pelo ciclo do sono ou vigília do corpo. Mas também pode ser o corpo estressado pelo excesso de álcool do fim de semana, por exemplo, ou de cigarros.
Conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Paulo Caramori, diz que o primeiro cuidado deve vir através da prevenção. “É manter a atividade física, a dieta saudável, não ter excesso de peso, não fumar, controlar a pressão arterial, o colesterol, diabetes e estresse. Isso é para prevenir que formem essas placas e os coágulos dentro do coração”, explica.
Ele lista os sintomas de um infarto, e alerta para que o socorro seja feito de forma rápida:
“É uma dor que acontece no tórax, que pode começar desde a boca do estômago e ir até o queixo, e que às vezes tem irradiação para o braço. É o tipo de dor que é um aperto, a pessoa se sente mal com aquilo. Junto com isso, às vezes há sinais como suor e ansiedade. É uma dor ruim e inexplicada, não é porque fiz um esforço. Tendo esse tipo de sintoma, a pessoa deve procurar assistência médica imediatamente. É fundamental que seja atendida rapidamente.”