Entretenimento A VIDIS É ISSIS AI!
Com dramas pessoais suavizados, filme que homenageia Mussum vence kikito de Ouro
Ele merece
20/08/2023 09h38 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Longa aborda também questões menos conhecidas sobre sua a vida, como a sua infância pobre, o início de uma carreira militar, a vocação musical e o sucesso os Originais do Samba e o caminho até à comédia com a união ao grupo “Os Trapalhões”.

"Mussum, o filmis", de Silvio Guindane, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2023.

A obra levou para casa o Kikito de melhor filme na cerimônia realizada na noite deste sábado (19), no Palácio dos Festivais.

O longa  recebeu ao todo seis Kikitos e uma menção honrosa, em uma noite em que três filmes dividiram os prêmios principais da noite, e outros três deixaram a premiação sem nenhuma estatueta.

Neste ano, três títulos tiveram maior destaque – além da cinebiografia de Mussum, “Tia Virgínia“, de Fabio Meira; e “Mais Pesado é o Céu“, dirigido por Petrus Cariry, foram os outros dois grandes premiados.

Enquanto o primeiro recebeu ao todo cinco Kikitos – incluindo o prêmio de “Melhor Atriz” –, o filme de Cariry ganhou o prêmio de “Melhor Direção”, além de receber outros três troféus.

"Mussum, o Filmis” conta a história de Antônio Carlos Bernardes, conhecido pelo nome artístico Mussum. Além de músico, cantor e compositor, Bernardes foi um dos maiores humoristas da televisão brasileira.

Mas o longa aborda também questões menos conhecidas sobre sua a vida, como a sua infância pobre, o início de uma carreira militar, a vocação musical e o sucesso os Originais do Samba e o caminho até à comédia com a união ao grupo “Os Trapalhões”.

Premiação

O Festival de Cinema de Gramado é um dos três principais eventos que promovem lançamentos do cinema brasileiro, ao lado da Mostra de Tiradentes e do Festival de Brasília.