O workshop de três dias trará cursos, palestras e apresentações como as dos representantes da Aldeia Nova Esperança, Coral Caminho da Luz, e o Grupo de Capoeira Berimbau Bahia de Alfredo Chaves, do ex-reeducando Fabiano Batista.
O evento é direcionado aos povos indígenas da aldeia Nova Esperança e da aldeia Boa Esperança de Aracruz, pessoas afrodescendentes e reeducandos do sistema prisional do regime semiaberto, além de alunos da Ufes e comunidade externa, e tem como objetivo principal o resgate da ancestralidade dos povos originais e a ressocialização dos reeducandos do sistema prisional, por meio do trabalho de recuperação do Meio Ambiente aliado à produção de alimentos, saindo da condição de infrator para protetor do meio ambiente.
A presidente do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico-IBA, Karina Nolasco, participa da realização e fala sobre o evento.
“A realização desse evento é uma união de esforços para produção de alimentos, preservação de áreas degradadas e florestas. Buscamos inovação para produção de alimentos. O workshop une comunidades indígenas, pessoas em estado de vulnerabilidade, toda a sociedade para buscar alternativas de produção e consumo conscientes, para preservar nossa Casa Comum”.
Na quinta-feira, o engenheiro florestal Anderson Neves dos Santos ministra curso sobre coleta de semente; na sexta, serão abordadas semeadura, beneficiamento e armazenamento de sementes. Ambos os cursos contam com de vagas cada, para o público externo; a inscrição deve ser feita no link https://forms.gle/hBitdr5WsFos57zU7
Rosalia Antunes de Souza, coordenadora do Projeto Impactando Vidas da Universidade Federal do Espírito Santo, destaca as diversas frentes de ação em que o evento se insere. "Uma das metas do Workshop é ajudar as comunidades envolvidas a alcançar independência financeira. Isso significa capacitar os participantes a gerar renda a partir da produção agrícola, incentivando técnicas de plantio sustentáveis e promovendo a comercialização dos alimentos, com foco em sistemas de venda direta, como feiras locais e comunitárias e por meio das associações. Dessa forma, o Workshop busca não apenas fornecer conhecimento prático sobre agricultura, mas também fortalecer a identidade cultural e contribuir para a melhoria das condições de vida e autoestima das comunidades envolvidas."
O workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos” é promovido pelo Projeto de Extensão Impactando Vidas CCE-UFES e a Associação dos Engenheiros Florestais do Espirito Santo, além do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico – IBA como parceiro na realização. Os patrocinadores do evento são o CREA-ES, Mútua e a Suzano, com apoio da Prefeitura de Aracruz.
SERVIÇO
Workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos”
23-25 de agosto, às 08h00 na Ufes
Inscrições para o público externo: https://forms.gle/hBitdr5WsFos57zU7