Nem mesmo uma multa de quase R$ 900,00 e a apreensão da motocicleta inibem condutores capixabas de praticar um festival de irregularidades pelas ruas da Grande Vitória.
Somente na capital, Vitória, 40% das infrações feitas pela Guarda Municipal são de condutores que não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São pessoas sem qualquer preparo ou treinamento para guiar um veículo de duas rodas circulando pelas vias onde trafegam ônibus e caminhões carregados.
Dirigir sem habilitação é infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 880,41 e apreensão do veículo.
Nas operações de fiscalização da Guarda Municipal de Vitória, só em agosto, foram realizadas 193 abordagens a motocicletas. Desse total, 57 possuíam irregularidades diversas, ou seja, 30%.
São lanternas quebradas ou alteradas, uso de chinelos e documentação desconforme com a Lei, por exemplo. Fora o uso de celular tanto no guidom, junto ao capacete ou até mesmo ao parar em semáforo. São situações que oferecem risco ao condutor e também a pedestres, motoqueiros e ciclistas.