Política MEI, sim
Micro e pequenas empresas, apesar das dificuldades, recebem homenagem em Brasília
Solenidade acontecerá nesta segunda-feira (2), às 11h, no Plenário da Câmara dos Deputados
01/10/2023 16h08 Atualizada há 12 meses
Por: Alexandre Damazio
Celebração será nesta segunda-feira

O Congresso Nacional realiza, nesta segunda-feira (2), às 11h, no Plenário da Câmara dos Deputados, Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa para celebrar o Dia da MPE comemorado em 05 de outubro. 

O requerimento da Sessão partiu do presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas (FPMPE), o deputado federal Helder Salomão (PT/ES), e pela deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC). 

O Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas é comemorado em 5 de outubro, data de criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841), que foi regulamentado pela Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Em todo o país existem mais de 20 milhões de empresas, das quais 99% são pequenos negócios.

Somente os Microempreendedores Individuais (MEI) já são 12,6 milhões. O segmento corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável, mensalmente, por sete em cada dez empregos formais gerados no Brasil.

Os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após 5 anos de atividade.

A maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em 5 anos).

Serviço:

Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas


Data: segunda-feira (2)
Horário: 11h
Local: Plenário da Câmara dos Deputados