Para evitar que parlamentares compareçam às sessões alcoolizados, a Câmara Municipal de Pirpirituba, no Agreste da Paraíba, resolveu tomar uma medida drástica: a partir de agora os vereadores terão que se submeter ao teste do bafômetro.
A medida foi aprovada por unanimidade, nesta quinta-feira (19), atendendo requerimento do vereador Carlinhos Simões (PSDB), que se sentiu incomodado porque teria um vereador comparecendo às sessões da Câmara com sintomas de embriaguez e causando tumulto.
“O vereador tem que respeitar a Casa e os funcionários”, comentou tucano, na tribuna, ao relatar uma agressão que teria sido feita por um colega parlamentar contra a funcionária que registra os termos de sessão em ata.
Na justificativa ao projeto, o autor da proposta pontua que o requerimento “é um pedido solicitado pela sociedade e pelas redes sociais, para disciplinar e coibir o acesso de vereadores com sintomas de ingerência de álcool etílico e embriaguez”.
Ainda segundo ele, a medida deve proporcionar “tranquilidade durante a realização das sessões e maior segurança dos vereadores e do povo que comparece aos debates. Peço sensibilidade à gestão municipal para que possa atender a esta demanda”.