Saúde Doce demais
Cientistas ligam consumo de refrigerante à perda de cabelo
Careca
07/01/2023 18h26 Atualizada há 3 anos
Por: Alexandre Damazio
Refrigerante causa calvície

Tomar apenas um refrigerante por dia pode aumentar muito o risco de homens ficarem carecas.

É o que sugere um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, e publicado na revista Nutrients.

Rapazes que consomem a bebida diariamente têm um risco 57% maior de sofrer queda de cabelo de padrão masculino em comparação com aqueles que a evitam. 

Problema está relacionado à quantidade de açúcar existente na bebida, que pode prejudicar o bom funcionamento dos folículos pilosos.

Os cientistas analisaram o consumo de “bebidas adoçadas com açúcar” e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a condição.

Com a possível exceção dos refrigerantes diet, outras bebidas açucaradas, incluindo isotônicos, café adoçado e chá, devem ser descartadas se você quiser manter o cabelo.

O açúcar em excesso causa resistência à insulina, problema que dificulta a circulação sanguínea e pode danificar os folículos pilosos, acreditam os pesquisadores.

Os dados mostram que metade dos homens normalmente perde o cabelo aos 50 anos, e 25% dos homens carecas veem os primeiros sinais de perda de cabelo antes dos 21 anos.

Os pesquisadores de Pequim procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces e a queda de cabelo masculina em uma pesquisa autorrelatada com 1.028 homens, com idades entre 18 e 45 anos, localizados na China.