O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao apagar das luzes de 2023 reeditou um decreto que limita, censura e tira o brilho do Carnaval de rua da capital.
Pelo decreto, apenas dois blocos poderão desfilar pelas ruas de Vitória e em áreas administrativas diferentes, entre 11h e 19h.
Os blocos também não podem ficar parados ou montar qualquer estrutura de apoio ao folião.
O vereador André Moreira (PSOL) convocou a comunidade, representantes de blocos e comerciantes para debater as limitações impostas pela PMV.
O encontro será no Centro da cidade, sem local definido, mas com data marcada para o dia 12 de janeiro, sexta-feira.
Por nota, André Moreira disse que não houve diálogo com a comunidade e que a Prefeitura publicou no dia 22 de dezembro de 2023, o Decreto 23.180, que regula os blocos de rua.
"Na próxima sexta, dia 12/01, faremos uma reunião no Centro de Vitória, quando debateremos ações contra esse decreto. Assim que definirmos o local avisaremos todos por nossas redes sociais", afirmou Moreira.
Resumo do Decreto 23.180/2023, de 22 de dezembro de 2023, que estabelece novas regras para eventos em Vitória (Segundo o vereador André Moreira)
• Determina que é obrigatório respeitar as normas do Decreto 19.614/2021, aquele que já era bem ruim.
• Autorização a PMV a mudar as regras a qualquer momento, exigindo conformidade até a data dos desfiles.
• Serão permitidos apenas dois blocos por dia em Vitória, fora do Carnaval oficial, e em regiões administrativas diferentes.
• A possibilidade de autorização para mais de dois blocos pela Prefeitura está sujeita a critérios e evitando prejuízos à segurança, trânsito, meio ambiente ou ordem pública.
• No Carnaval oficial, restrito ao Centro de Vitória, com horário de funcionamento das 11h às 19h.
• Proibição de blocos ficarem parados em pontos fixos e montarem estruturas fixas.