Política Nunca Dá em Nada
Câmara de Vitória vai instalar CPI para apurar o óbvio: poluidoras precisam ser controladas
Desrespeitando todos os limites admissíveis à saúde humana, emissão de poluentes na capital é uma ferida exposta
05/02/2024 19h41 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Foto Internet - Como tantas outras, CPI deve seguir o rito de não punir ninguém

Atormentados por um pó preto absurdo, que invade casas, pulmões e rouba a  nossa dignidade,  os moradores de Vitória vão ver, nos próximos dias, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o que todo mundo sabe: as poluidoras passam de todos os limites aceitáveis e envenenam a população. 

Hoje, com a leitura do pedido de abertura da CPI pelo presidente da Câmara, Leandro Piquet, foi dada luz verde para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Qualidade do Ar, ou CPI do Pó Preto, como vem sendo chamada, e que vai investigar a poluição atmosférica em Vitória.

O vereador André Moreira  (PSOL) foi um dos parlamentares a aderir à CPI.

"Assinei o pedido junto com colegas comprometidos em proteger nosso meio ambiente: Dalto Neves, André Brandino, Chico Hosken, Luiz Paulo Amorim e agora também o vereador Anderson Goggi.", disse Moreira em suas redes sociais. 

 Ainda segundo André Moreira,  em 19 de fevereiro, serão definidos os membros, presidente, relator e demais integrantes da Comissão. 

Não respeitam nada

De acordo com dados da ONG Juntos SOS ES Ambiental, a poluição do ar por pó preto aumentou em todas as estações que compõem a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) mantida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) na região da Grande Vitória.

Em 83% delas, subiu mais de 200%. Em algumas estações da Capital, mais de 500%.