Saúde Doença do Beijo
Vai beijar no Carnaval? Saiba os riscos de contrair doenças
Cuidados básicos podem ajudar
07/02/2024 13h43 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Foto Internet - Cuidado ao beijar demais, escove os dentes e caia na folia

No Carnaval, muita gente acaba extravasando suas fantasias e esquecendo de cuidar da saúde da boca. 

Uma das orientações mais básicas é a escovação diária, que irá proteger os dentes da ação de bactérias que se aproveitam dos resíduos de alimentos entre os dentes para se proliferarem.

Outro problema comum nessa época do ano, principalmente onde ocorrem festas com grande aglomeração de pessoas, são as doenças transmitidas pelo beijo.

Uma delas é a mononucleose, transmitida, principalmente, pela saliva..

Também conhecida como doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida pela saliva.

A condição ganha holofotes no período carnavalesco, quando as aglomerações facilitam a circulação viral.

“A saúde bucal deve ser uma preocupação diária, por isso não se deve abrir mão de algumas práticas só por se está fora da rotina. A falta desses cuidados, inclusive, pode prejudicar a estética, a saúde dos dentes e, em alguns casos, a saúde geral também”, alertou a cirurgiã dentista Beatriz Coutens.

Orientações 

As escovações devem ser mantidas após cada refeição, e nunca ir dormir sem fazer a higienização adequada, por mais que a pessoa esteja cansada e com sono.

 Proteção labial: o carnaval acontece no verão, e por isso a proteção solar não pode ser esquecida, inclusive nos lábios. O excesso de sol nessa região pode causar câncer de pele, queimaduras e até desencadear crises de herpes labial.

 Cuide do hálito: a higienização básica, que inclui escovação e uso de fio dental após as refeições, é fundamental para prevenir o mau hálito. Outros cuidados são a hidratação e uma alimentação saudável.

Modere no consumo de bebidas alcoólicas: além de causar diversos problemas de saúde e aumentar o risco de acidentes, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas pode comprometer a saúde bucal. Isso porque compromete a produção de saliva, que tem como uma das funções proteger a boca.

Evite a doença do beijo: algumas doenças são transmitidas pela saliva, como a mononucleose, que causa dores e inflamação nas amígadalas. Até por questões de saúde, é preciso ser criterioso na hora de escolher os parceiros de folia.