Brasil Madrugadores
Brasileiros estão entre os que mais acordam cedo no mundo
África do Sul, Colômbia e Costa Rica são os três países no topo do ranking mundial, com populações que acordam às 6h24, 6h31 e 6h38, respectivamente
22/03/2024 14h46 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Foto Internet - O hábito de levantar da cama ao raiar do sol pode trazer uma série de benefícios à saúde

O Brasil está entre os países onde os habitantes mais acordam cedo no mundo, segundo o site espanhol Business Insider, especializado em negócios e riqueza econômica, ocupando a 8ª posição. África do Sul, Colômbia e Costa Rica são os três países no topo do ranking mundial, com populações que acordam às 6h24, 6h31 e 6h38, respectivamente.

Os chamados países madrugadores, são lugares onde os habitantes acordam mais cedo, independente do motivo. Quem utiliza as primeiras horas da manhã para realizar atividades físicas, por exemplo, também podem ser considerados. Entretanto, na maioria dos países listados, os dados utilizados referem-se à análise das jornadas de trabalho.

O mais curioso é: a Colômbia, líder do ranking, é o país que tem a menor produtividade trabalhista da lista, mesmo com 48 horas de trabalho por semana.

Confira o ranking completo: 

01. Colômbia: 6:30 da manhã
02. Indonésia: 6:55 da manhã
03. Japão: 7:09 da manhã
04. México: 7:09 da manhã
05. Dinamarca: 7:19 da manhã
06. Estados Unidos: 7:20 da manhã
07. Alemanha: 7:25 da manhã
08. Brasil: 7:31 da manhã
09. China: 7:42 da manhã
10. Espanha: 8:05 da manhã

Acordar cedo é bom?

O hábito de levantar da cama ao raiar do sol pode trazer uma série de benefícios à saúde. Muita gente diz que há menos distrações ao nascer do dia: por exemplo, as crianças ou qualquer outra pessoa que more na sua casa provavelmente ainda vão estar dormindo, e você provavelmente recebe menos mensagens de texto ou e-mails a essa hora.

A prática de exercícios pela manhã e a exposição à luz do dia assim que possível podem ajudar a estimular o metabolismo e a temperatura corporal, o que faz com que você "pegue no tranco" mais rápido. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Leipzig (Alemanha), esse público matutino também se depara com uma maior satisfação com a vida, além de uma redução da vulnerabilidade a problemas de saúde mental.