Um grupo de moradores de Brejetuba, distante 147 km de Vitória, reúne cerca de 100 pessoas, entre atores e voluntários, para encenar o Auto da Paixão de Cristo nesta sexta-feira, 29.
A ideia partiu de jovens da comunidade que se interessaram em encenar os últimos momentos de Jesus Cristo.
A princípio, o teatro começou em uma pequena comunidade e foi crescendo ao longo dos anos.
Hoje, com um jogo de luzes e cenários especiais, a peça envolve pessoas de todo o município e de diversas idades e profissões.
Os ensaios acontecem durante o ano no salão paroquial da Igreja Católica uma vez por semana.
Segundo uma das organizadoras e coordenadora da encenação da Paixão de Cristo em Brejetuba, Marineide Cássia de Souza o evento é totalmente sem fins lucrativos."
"Visa ajudar os jovens, envolvendo-os em atividades que os deixem longe da violência e drogas. Além de promover amizade, união e uma demonstração de fé muito grande", afirma.
A média de público esperada para este ano é de 1,5 mil pessoas. O evento foi incorporado ao calendário da cidade por meio de projeto de lei do vereador Antônio da Saúde.
"O evento se chama a Paixão de Cristo, uma encenação que retrata os últimos momentos vividos por Jesus. Alguns jovens sentiram o desejo de fazer uma sexta-feira santa diferente mostrando o sofrimento de Jesus e, a partir daí, convidaram outros. O grupo foi crescendo e acabou impulsionando um projeto na cidade que, por meio da Igreja Católica, realiza retiros anualmente, resgatando jovens das drogas, bebidas e tantos outros vícios. O projeto tem levado muitos jovens para a Igreja. Através desse retiro muitos jovens ingressaram nesse teatro. Hoje temos jovens com testemunhos incríveis de vida e resgate através deste teatro."