Os adolescentes Gabriela Bonadimani de Jesus, moradora da Sede, e Enzo Peizino Modolo, morador de Alto Jucu no distrito de Aracê), foram a Brasília-DF participar da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), que acontece de 02 a 04 de abril de 2024. Representando o Espírito Santo e Domingos Martins, os jovens de 16 anos foram eleitos delegados nas etapas municipal e estadual do evento.
Gabriela é aluna do Ifes Centro-Serrano e Enzo estuda no campus do instituto em Venda Nova do Imigrante. Ambos foram estudantes da rede pública municipal de ensino.
Entre os objetivos da Conferência está a identificação dos desafios a serem enfrentados durante e após a pandemia de Covid-19 no Brasil. Os jovens vão refletir ainda sobre as dificuldades vivenciadas pela rede de promoção, proteção e defesa dos direitos para o enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico.
Desta forma, serão definidas ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais durante e após a pandemia, considerando as especificidades e diversidades de cada um.
Ainda no contexto da pandemia, os jovens devem formular propostas de enfrentamento às consequências das violências contra crianças e adolescentes agravadas pela pandemia de Covid-19.
A ideia é promover e garantir a participação de crianças e adolescentes no processo de discussão sobre os reflexos da pandemia de Covid-19 em suas vidas, bem como na definição de medidas para enfrentamento das vulnerabilidades identificadas.