Política CASSADOS
A cinco meses da eleição, novos vereadores ganham mandato em Ibatiba
Devido à cassação de três parlamentares e dos suplentes, novos vereadores foram convocados pelo TRE
29/04/2024 15h22 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Foto Internet - Novos vereadores vão assumir suas vagas na Câmara

Após cassar os mandatos dos vereadores Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira, de Ibatiba, na região do Caparaó capixaba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez o reprocessamento de votos e anunciou os nomes dos novos parlamentares da cidade. São eles:

GEILSON DIAS TOMAZ - CIDADNIA - 409 Votos
FÁBIO AMBROZIO NASCIMENTO TRINDADE - PSB - 383 Votos
MARCUS RODRIGO AMORIM FLORINDO - PMN - 362 Votos

Os vereadores cassados foram penalizados após denúncia de fraude à cota de gênero, praticada pelo partido Republicanos nas eleições de 2020.

Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira foram alvo de uma ação que aponta que a legenda descumpriu os parâmetros mínimos de candidaturas femininas no último pleito municipal.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi movida pelo ex-vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo, juntamente com os diretórios municipais do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Podemos e Partido Progressistas (PP) em Ibatiba. Já os alvos da ação foram o partido Republicanos, os três vereadores eleitos pela agremiação e os respectivos suplentes.

A nova lista de vereadores foi divulgada nessa segunda-feira, na sede do cartório, sob os cuidados do juiz eleitoral Akel de Andrade Lima, com a presença do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil - seccional ES, e representantes dos partidos políticos.

A diplomação acontecerá no dia 02 de maio e a posse dos novos vereadores ficará sob responsabilidade da Câmara Municipal.