Brasil Só Bandido
Autoescolas usam dedos de silicone para fraudar presença de alunos
Com os moldes, alunos que não frequentaram as aulas conseguem fazer as provas
21/06/2024 19h56 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Foto Internet - Corrupção para todo lado: sem fazer aulas, alunos obtém CNH

Autoescolas de São Paulo estão sendo acusadas de usar próteses de silicone em formatos de dedos humanos para fraudar a presença de alunos nas aulas práticas. 

Em ação de fiscalização, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, localizou 116 dedos de silicone no local de prova e aula prática da categoria A e B, no bairro do Aricanduva, na zona leste de São Paulo.

Esses moldes (dedos de silicone) foram encontrados em três das dez cabines vistoriadas. Esses espaços são usados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), também conhecidos como auto-escolas.

Os moldes de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp no processo de emissão da carteira de habilitação. O objetivo era registrar a presença de um aluno sem que ele estivesse no local das aulas.

Seis pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Se comprovado que esses instrutores e CFCs cometeram as irregularidades, eles podem responder pelo crime de inserção de dados falsos em sistema (peculato digital) e por falsidade ideológica – arts. 313 e 299 do Código Penal Brasileiro, além de perder o credenciamento junto ao Detran-SP.