Geral Disputa Acirrada
Eleições OAB-ES: Rizk e Ben-Hur disputam voto a voto presidência da Ordem
Na simulação de confronto direto entre Rizk e Ben-Hur, a pesquisa aponta um empate técnico: Rizk com 50,56% das intenções de voto, contra 49,44% de Ben-Hur.
28/06/2024 08h49 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Foto Montagem RDN - Rizk, Bem-Hur, Neffa e Erica concorrem à presidência da Ordem

Uma nova pesquisa pré-eleitoral realizada entre os dias 13 e 15 de junho com 400 entrevistados mostra que o advogado Ben-Hur Farina é quem tem mais chance de vencer o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.

As eleições acontecerão em novembro. Na simulação de confronto direto entre Rizk e Ben-Hur, a pesquisa aponta um empate técnico: Rizk com 50,56% das intenções de voto, contra 49,44% de Ben-Hur.

Na prática, segundo a medição, somente Ben-Hur teria condições de enfrentar o atual presidente da OAB-ES nas urnas com chance real de vitória.

Em outro cenário, com Rizk e a pré-candidata Erica Neves no confronto direto, o atual presidente da Ordem venceria com uma margem de 22 pontos percentuais: 61,3% contra 38,97% da candidata. Já contra o pré-candidato José Antônio Neffa Júnior, Rizk venceria com percentuais parecidos: 61,81% contra 38,19%.

Para o coordenador da pesquisa, o professor doutor Everton Meira, é legítimo afirmar que existe um cenário de forte polarização no pleito rumo à presidência da OAB-ES.

 “Essa medição do confronto direto é importantíssima nessa fase da disputa. Mede a real força dos candidatos e aponta quem tem mais chance de conquistar novos aliados, crescer e vencer”, afirmou.

A pesquisa também mediu a intenção estimulada de voto num quadro com todos os atuais candidatos: Rizk aparece com 25,75%; Ben-Hur, com 18,25%, Erica, com 16,75%, e Neffa, com 7.75%. Outros 30,25% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam.

O problema maior para Rizk é a sua rejeição, que chega a 26,25%, a maior entre todos os pré-candidatos. Já a candidata Erica Neves apareceu com 9,0% de rejeição, enquanto Ben-Hur e Neffa ficaram com 6,75%.

A pesquisa da Agência DMZ Comunicação tem margem de confiança de 95%, com erro aproximado de 5%, respeitando os critérios de sexo, idade e município. Ao todo foram ouvidas 191 mulheres advogadas e 209 homens advogados nas regiões Norte, Sul e Grande Vitória.