Saúde PUXA, PRENDE PASSA
Empresa brasileira pede permissão para pesquisar maconha no país
Uma das linhas de estudos busca analisar o comportamento dos quimiotipos de cada variedade (strain) nas diferentes regiões brasileiras.
22/07/2024 13h26 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Foto Internet - as ações de pesquisa para essas cadeias, cujo potencial é enorme, envolvem melhoramento genético para desenvolvimento de cultivares

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa ) quer fazer pesquisas com maconha no Brasil e elaborou um projeto de solicitação à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para liberação do cultivo de cannabis sativa com finalidade de pesquisa.

O objetivo da instituição é desenvolver bases científicas e tecnológicas para subsidiar o estabelecimento de cadeias produtivas nacionais de cannabis para fins medicinais e industriais, e contribuir com a elaboração de políticas públicas e regulamentações sobre o tema.

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Beatriz Emygdio, afirmou em entrevista à Globo Rural que “as ações de pesquisa para essas cadeias, cujo potencial é enorme, envolvem melhoramento genético para desenvolvimento de cultivares, práticas de manejo pós-colheita, zoneamento de riscos climáticos, estudos de viabilidade econômica e rastreabilidade”.

Embora já exista uma série de estudos internacionais sobre a cannabis, segundo a pesquisadora, é preciso adaptar cultivares e sistemas produtivos ao clima brasileiro.

Uma das linhas de estudos busca analisar o comportamento dos quimiotipos de cada variedade (strain) nas diferentes regiões brasileiras. A Embrapa defende que as pesquisas com a maconha sejam estendidas para todo o território nacional, contemplando os diferentes segmentos de trabalho (medicinal, industrial e entre outros), para que o setor se desenvolva como um todo.