Chamada de Labioblastia, a cirurgia que dá novos contornos ao aspecto do órgão genital feminino teve um aumento de 33% na procura no Brasil.
Conhecido popularmente como Ninfoplastia, o procedimento reduz os pequenos lábios vaginais, dando uma repaginada e uma renovada na aparência da vulva.
Segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), nos últimos dois anos, também aumentou em 20% o número de pacientes que passaram por "rejuvenescimento vaginal".
O termo abrange uma combinação de procedimentos, que podem ser cirúrgicos ou não - entre eles, está também diminuir o tamanho e a flacidez dos lábios vaginais.
A ISAPS também mostra que, há dois anos, o Brasil segue como o país líder em cirurgias íntimas, também procuradas como "cirurgias na vagina", embora o maior número de procedimentos realizados seja na vulva - nome da parte externa do aparelho genital feminino, que tem dentro uma cavidade, a vagina.
"As mulheres brasileiras estão preocupadas com sua aparência e, culturalmente, são mais inclinadas a buscar cirurgias plásticas," afirma a cirurgiã Renata Magalhães, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O custo de uma vaginoplastia pode variar de R$ 3 a R$ 10 mil, dependendo de vários fatores, como:
A complexidade do procedimento
O hospital onde será realizada a cirurgia
A equipe médica envolvida, incluindo o anestesiologista
O uso de equipamentos e infraestrutura