Brasil É isso, presidente
Lula e oito ministros vão em auxílio à tribo indigena quase dizimada por Bolsonaro
Genocídio dos povos
21/01/2023 13h01 Atualizada há 3 anos
Por: Alexandre Damazio

 O presidente Lula e os oito ministros desembarcam na manhã deste sábado (21) em Roraima para visitar indígenas yanomami em meio a uma grave crise sanitária.

Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), nessa sexta-feira (20), instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami.

“O povo Yanomami não mais será desamparado pelo Estado brasileiro”, disse Guajajara ao anunciar a assinatura do documento. Além disso, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em terras Yanomami.

Além de Guajajara, acompanham o presidente os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Nísia Trindade (Saúde), Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e general Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), além do comandante do comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.