As distribuidoras de bebidas de Vila Velha podem ter o horário de funcionamento limitado até as 22 horas. Na Grande Vitória, esses estabelecimentos se tornaram uma tendência e acabaram se transformando em bares a céu aberto. A medida faz parte de um projeto de lei protocolado pelo prefeito Arnaldinho Borgo na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (25).
A proposta surgiu em resposta a frequentes reclamações de moradores sobre tumultos e desordens nas proximidades desses estabelecimentos. Alguns ouvintes relataram que essas distribuidoras tem promovido bailes funks, atraindo frequentadores que, além de causarem aglomerações, praticam atos como empinar motos, prejudicando o sossego da região.
Moradores de Vila Garrido relataram que uma distribuidora próxima ao Hospital Evangélico tem promovido bailes funks, atraindo frequentadores de outros bairros.
O prefeito explicou que, diante de situações críticas, a prefeitura tem realizado operações de fiscalização com a Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin), que reúne fiscais de postura e de desenvolvimento urbano, além da Guarda Municipal.
Essas ações buscam resolver problemas pontuais, mas, em casos extremos, o município pode fechar estabelecimentos e cassar alvarás, como aconteceu com uma distribuidora localizada na avenida Leila Diniz, em Novo México. O projeto de lei deve ser votado nos próximos dias.