Brasil De olho no mercado
Blackinho Poderoso expõe o racismo velado da Jhonson & Jhonson
O que vale é seduzir e vender
26/01/2023 07h59 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
A ideia é gerar empatia e aumentar as vendas

Com raras exceções, a gigante Jhonson & Jhonson sempre buscou seduzir as famílias brancas com produtos e propagandas voltados para meninas e meninos de olhos claros, pela alva e cabelos lisos.

Há mais de 80 anos no Brasil, a Johnson & Johnson virou uma referência em cosméticos infantis, sobretudo quando se fala no xampu para bebês.

De olho nas pesquisas que apontam para o crescimento do mercado de consumo para os pretos e com apetite voraz, a multinacional americana lança agora seus primeiros produtos voltados para os cabelos crespos de crianças negras: a nova linha “Blackinho Poderoso”.

Desde um concurso promocional realizado na década de 1960, a expressão “bebê Johnson” é usada como um adjetivo para definir beleza infantil no Brasil.

No entanto, todas as crianças escolhidas para a disputa eram brancas. Atualmente, 56% da população brasileira se autodeclara preta ou parda.