Política CASO DE FAMÍLIA
Sobrinho de governador é preso acusado de vazar descisões judiciais
Procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins foi alvo de buscas da Polícia Federal. Operação foi autorizada pelo ministro do Superior Tribunal Federal Cristiano Zanin.
18/03/2025 11h27
Por: Redação
Foto Divulgação

Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, que é sobrinho do governador de Tocantis, também é assessor jurídico do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Ele foi preso nesta terça-feira (18) durante a operação da Polícia Federal que apura vazamento de decisões judiciais. O procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva também foi alvo de buscas. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.

A operação apura vazamento de decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em desdobramento da Operação Sisamnes que investiga crimes de obstrução de justiça, violação do sigilo funcional, corrupção ativa e passiva. Thiago Marcos trabalha no gabinete do procurador Vicente da Silva.

Thiago Marcos é sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que não é investigado nessa operação.

Segundo a PF, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo STJ. O vazamento das informações acabava frustrando o andamento de operações policiais.

Em nota, o Ministério Público Estadual (MPTO) afirmou que não teve acesso à decisão que autorizou a operação contra um procurador de Justiça e um assessor, por isso não irá se manifestar neste momento