Cidades EXPANDE
Novo modelo de Estacionamento Rotativo é debatido em Colatina
Colatina possui hoje cerca de 1.539 vagas disponíveis para estacionamento no Centro da cidade.
19/03/2025 18h52
Por: Redação
Foto Geison Uilian - PMC

Suspenso desde janeiro deste ano em Colatina, o Estacionamento Rotativo foi a pauta de uma reunião que vai definir o Termo de Referência para a licitação de um novo modelo de gerenciamento de vagas na cidade.

No início deste ano, a atual administração municipal de Colatina decidiu não renovar o contrato da empresa gestora do estacionamento devido ao não cumprimento de condicionantes essenciais ao bom funcionamento do sistema.

Com a implantação da comissão gestora do novo rotativo, comandada pelo prefeito Renzo Vasconcelos, profissionais de diversas áreas, entre engenheiros, arquitetos, advogados e representantes da sociedade civil já começaram a analisar modelos de ocupação das vagas de estacionamento implementadas com êxito em outras cidades do Estado e do país.

Parte do resultado dessa análise foi apresentada aos representantes de entidades do comércio local, como a ASSEDIC, CDL e SINDLOJISTAS nesta quarta-feira (19).

De acordo com explanação dos técnicos da Secretaria de Trânsito, Colatina possui hoje cerca de 1.539 vagas disponíveis para estacionamento no Centro da cidade.

O número, segundo o estudo, é insuficiente para atender o fluxo de veículos, o que torna o ordenamento do estacionamento uma prioridade.

Uma das propostas apresentadas é a expansão da área de estacionamento para o entorno do Centro da cidade, como os bairros Marista, Maria das Graças e São Silvano. Acompanhe a seguir algumas das indicações dos estudos preliminares levantados pela prefeitura.

 

INDICAÇÕES PARA A NOVA AQUISIÇÃO DO ROTATIVO

 

Expansão da área do rotativo

Criar portaria (verificando a legislação da gratuidade de morador, idoso e PCD)

Definir valor inicial da outorga

Definir valores e tempo a ser cobrado pelo rotativo

Definir quem vai pagar o rotativo (EX.: Carga e descarga, caçamba)

Definir valor de notificação por infração (não pagamento do rotativo)

Definir fiscalização de irregularidades

Definir tempo de Gratuidade inicial

Definir meios de pagamentos (Sugestão inicial: Placas com Qr-Code, Monitor (funcionário da empresa) Totens (RUA), Totens (LOJAS), Pontos de venda, Aplicativo, Whatsapp (Pix).