Saúde Atenção
Uso de sal está ligado à depressão e ansiedade, aponta estudo
Mais de 400 mil pessoas foram acompanhadas durante 12 anos
15/04/2025 12h50 Atualizada há 5 meses
Por: Redação
Foto Internet - Estudo aponta que o uso de sal envelhece inclusive o cérebro

Adicionar sal aos alimentos pode aumentar o risco de depressão e ansiedade em mais de 40%, segundo estudo assinado por uma Universidade chinesa.

O trabalho foi publicado na revista científica Journal of Affective Disorders e aponta que pessoas acostumadas a consumir sal todos os dias tinham quase 40% mais chances de desenvolver depressão e ansiedade.

A pesquisa acompanhou mais de 400 mil pessoas durante um período de 12 anos. Ao final, foram identificados 18.678 casos de depressão e 22.017 de ansiedade entre os participantes.

Resultados

Os pesquisadores compararam pessoas que nunca ou raramente adicionam sal à comida com aquelas que fazem isso com mais frequência e relacionaram com os diagnósticos de ansiedade e depressão:

Quem adiciona sal às vezes tem cerca de 8% mais chance de desenvolver depressão e 5% mais chance de ter ansiedade.

Já aqueles que responderam que geralmente colocam sal extra nos alimentos têm um risco ainda maior: cerca de 16% mais chance de depressão e também 5% mais chance de ansiedade.

E, por fim, quem sempre usa o saleiro à mesa apresentou os maiores riscos: 37% mais chance de desenvolver depressão e 27% mais chance de ter ansiedade.

Os pesquisadores apontam que o sal de cozinha pode interferir na produção de serotonina e dopamina, conhecidos como os "hormônios do humor", e também estar relacionado ao envelhecimento biológico precoce, o que afeta diretamente a saúde mental.