Política Se Liga, Colatinense
Renzo Vasconcelos quer desmembrar Ciência e Tecnologia; vereador é contra,
Projeto protocolado na Câmara transfere competência da gestão da Tecnologia para a Secretaria da Fazenda, desidratando a Secti
28/04/2025 18h08 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Foto Alexandre Damazio - Renzo e seu vice na Prefeitura de Colatina

O prefeito Renzo Vasconcelos (PSD) enviou à Câmara de Vereadores de Colatina um projeto que retira da Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia e Inovação (Secti) a gestão das ações da área de Tecnologia. 

Na prática, o projeto limita as ações da Secti, sob o comando do secretário Lucas Knup, e empodera a Secretaria da Fazenda, comandada por Márcio Guedes. A Fazenda passaria a ser gestora da Tecnologia. 

Guedes é ex-secretário da Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim, na época comandada por Victor Coelho (PSB), pupilo do governador Renato Casagrande, também do PSB. 

Vale ressaltar que Renzo Vasconcelos é desafeto de Renato Casagrande, já que defende a candidatura do ex-governador Paulo Hartung ao Governo do Estado. 

Quando foi secretário em Cachoeiro, Guedes concentrou superpoderes, emplacando um projeto exatamente igual ao que propôs ao prefeito de Colatina, e que agora vai à votação na Câmara de Vereadores da cidade.

A alegação é de que a Fazenda precisa agregar informações de qualidade na apuração de dados fiscais. Na prática, o projeto desidrata Lucas Knup e cria a supersecretaria da Fazenda, no modelo de Cachoeiro de Itapemirim.

O vereador Claudinei (PSB) disse em entrevista ao Portal Rede de Notícias que vai votar contra o projeto de Renzo Vasconcelos.

"A justificativa que isto é para melhorar a tecnologia da Secretaria da Fazenda é uma aberração já que existe o departamento de TI na Prefeitura, justamente para cuidar do sistema de tecnologia", afirmou o parlamentar.