Polícia Varejinho
Operação apreende celulares sem nota fiscal; valor passa dos R$ 150 mil
Os criminosos serão autuados por descaminho e sonegação
30/04/2025 15h01 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Foto PF

A Polícia Federal e a Receita Estadual do Espírito Santo deflagraram, nesta quarta-feira (30), a fase ostensiva da Operação Mostruário, em combate ao descaminho de equipamentos eletrônicos e sonegação fiscal.

Foram cumpridos 2 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela Justiça Federal, no município de Serra para a fiscalização de uma loja de equipamentos eletrônicos e da residência do empresário.

No total, foram apreendidos 26 aparelhos  celulares, 1 tablet e 2 videogames sem notas fiscais correspondentes, estimados em mais de R$ 150 mil

Todo o material foi encaminhado à Receita Estadual para a autuação dos tributos estaduais que, posteriormente, serão encaminhados para a Polícia Federal proceder junto à Receita Federal a autuação de tributos federais e apurar a origem dos produtos.

O crime de descaminho prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, multa, apreensão da mercadoria, perda dos bens, além de sanções administrativas.

O crime de sonegação fiscal prevê pena de 6 meses a 2anos de prisão e multa.

A Polícia Federal segue com operações de inteligência para identificar os responsáveis pela distribuição de produtos clandestinos, prevenindo sua comercialização no Estado.