Polícia Matam com Força
Em seis meses; 66 pessoas foram mortas em Vila Velha, diz Governo do Estado
Os assassinatos aumentaram na cidade do prefeito Arnaldinho Borgo em relação ao mesmo período do ano passado
07/07/2025 14h21 Atualizada há 2 dias
Por: Redação
Foto Alexandre Damazio

A matança correu solta nos primeiros seis meses de 2025 em Vila Velha, cidade que recebeu forte investimento na área de Segurança Pública. 

Segundo dados do Governo do Estado, foram registrados 66 assassinatos em Vila Velha, deixando a cidade Canela Verde na liderança das mortes violentas na Grande Vitória, superando até mesmo territórios historicamente associados ao crime.

A mudança no mapa da violência chama atenção por diversos motivos. Enquanto Vila Velha acumulou um crescimento expressivo nos assassinatos – passando de 53 casos no primeiro semestre de 2024 para 66 neste ano – outras cidades seguiram na direção oposta.

A Serra, por exemplo, consolidou a tendência de redução consistente dos homicídios.

Vale lembrar que a Serra já foi considerada a cidade mais violenta do Espírito Santo – e do Brasil – em períodos como 2008, quando registrava praticamente um assassinato por dia. Nos últimos anos, porém, o município vinha saindo do topo desse ranking negativo. Em 2025, essa mudança se confirmou de forma robusta: os números continuaram em queda, ao mesmo tempo em que Vila Velha passou a concentrar boa parte do problema.

A Serra, município mais populoso do Estado, conseguiu reduzir seus homicídios em quase 37% no comparativo anual: foram 57 mortes violentas entre janeiro e junho de 2024 contra 36 no mesmo período deste ano.

O número mais expressivo apareceu no recorte de junho: apenas quatro homicídios registrados na cidade, enquanto Vila Velha contabilizou 17 e Cariacica, sete.