Uma das maiores dificuldades de crianças surdas é a socialização e a comunicação com outras pessoas, até mesmo dentro de casa
Um projeto de lei que tramita na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência propõe a oferta gratuita do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos familiares de surdos.
A proposta legislativa estabelece a oferta de cursos de extensão em Libras em universidades e institutos federais, direcionados aos familiares de crianças surdas.
Adicionalmente, o projeto propõe a criação do Selo de Inclusão, um reconhecimento a ser concedido a empresas que demonstrarem apoio à participação de seus colaboradores nos referidos cursos.
A iniciativa busca incentivar o envolvimento do setor privado na promoção da inclusão e acessibilidade.
De acordo com o texto do projeto de lei, os cursos de Libras serão oferecidos de forma gratuita e terão duração de seis meses.
O conteúdo programático será estruturado em níveis básico, intermediário e avançado, de modo a atender às necessidades específicas do público-alvo.
As universidades e institutos federais poderão estabelecer parcerias com empresas, associações e outras instituições do setor produtivo, visando garantir a disponibilidade de espaços de estudo próximos aos locais de trabalho dos pais e familiares dos alunos.
O projeto seguirá para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para que se torne lei, o texto deverá ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.