Quem já saboreou uma cerveja gelada à beira-mar sabe do risco de apoiar a garrafa na areia fofa da praia e ver o precioso líquido se derramar.
Feitas para serem fincadas diretamente na areia da praia, as novas longnecks com a base arredondada, como se fosse uma cúpula, geraram polêmica.
Inventadas por um estúdio de design japonês, as garrafas prometem estabilidade ao serem apoiadas diretamente no solo arenoso.
Como Assim
A ideia surgiu da dificuldade de encontrar superfícies planas na praia.
“Beber cerveja enquanto se observa o mar é especial”, afirmou o designer. “Mas levar uma mesa até a areia é desafiador, por isso, essa garrafa permite aproveitar o mar, a areia e o céu azul com mais liberdade.”
Apresentado na 2ª Conferência Internacional sobre Design para Ambientes Oceânicos, o projeto ainda defende uma proposta ecológica: após o uso, a garrafa poderia ser triturada e transformada em areia, reduzindo seu impacto ambiental.
No entanto, a ideia só ganhou atenção quando a conta World of Engineering (engineers feed), no X (antigo Twitter), compartilhou o design. O resultado foi imediato: viralizou.
A maioria dos comentários nas redes sociais foi crítica ou sarcástica. O motivo? O formato da garrafa, que lembra… outras coisas, além da preocupação com a segurança. O escritor e podcaster Dan Savage ironizou: “Em breve, em um pronto-socorro perto de você.”
Para muita gente, a ideia de enterrar uma garrafa pontiaguda de vidro na areia parece mais arriscada do que prática. O que era para melhorar a experiência à beira-mar acabou provocando o efeito contrário: virou piada.