Destemperado, o senador capixaba Marcos do Val foi recebido por agentes da Polícia Federal ao desembargar no aeroporto de Brasília nesta segunda-feira, 4.
Segundo relatos dos agentes, o parlamentar tentou dificultar o trabalho da PF, que instalou a tornozeleira eletrônica em Marcos do Val ainda na manhã deste início de semana.
Do Val acabava de chegar de uma viagem de 10 dias aos Estados Unidos. O senador viajou sem pedir permissão ao Supremo Tribunal Federal e usando passaporte diplomático, o que estava proibido.
Em despacho que autorizou a instalação do aparelho de monitoramento usado por acusados de crimes e criminosos condenados, o ministro Alexandre de Moraes cita:
"O senador Marcos Ribeiro do Val, deliberadamente, descumpriu a imposição das medidas cautelares em claro desrespeito às decisões proferidas por este Supremo Tribunal Federal, tendo utilizado o seu passaporte diplomático com o objetivo de desobedecer as determinações do Poder Judiciário”.
Do Val estava sem poder usar suas redes sociais desde agosto do ano passado. Ele também teve decretado o bloqueio e a entrega dos passaportes, incluindo o diplomático.
De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, Do Val é alvo de uma investigação que visa apurar “possível prática de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa.