O anúncio do banimento das redes sociais no Nepal piorou a crise política na qual o país está mergulhado e intensificou os ataques de manifestantes contrários ao regime instalado no país.
Mansões, palácios e órgãos públicos vêm sendo alvo de saques e incêndios por parte da população, que reclama dos preços altos, falta de empregos e dificuldades de acesso aos serviços essenciais.
Rajyalaxmi Chitrakar, mulher do ex-primeiro-ministro do Nepal, Jhala Nath Khanal, foi morta após manifestantes incendiarem a residência da família, em Katmandu. O caso foi divulgado inicialmente pelo portal local Khabar Hub. Segundo a imprensa nepalesa, um grupo cercou Chitrakar dentro da casa e ateou fogo ao imóvel.
O assassinato ocorreu em Dallu, uma área nobre de Katmandu. A mulher foi rapidamente levada ao Hospital de Queimados da região para receber atendimento médico, mas morreu em decorrência dos ferimentos.
O também ex-primeiro-ministro do Nepal, Sher Bahadur Deuba, e sua mulher, a ministra das Relações Exteriores Arzu Rana Deuba, foram retirados às pressas de casa. Os dois foram violentamente agredidos dentro de sua residência por um grupo de manifestantes.
As manifestações, que vêm ganhando força nos últimos dias, têm se transformado em atos de violência contra símbolos do poder político no Nepal.
Ainda não há informações sobre possíveis prisões ou responsabilização dos envolvidos no ataque. Decisão do governo de banir o uso das redes sociais teria sido o estopim da crise que tem raízes mais profundas, ligadas à corrupção política e à falta de oportunidades para os jovens.
O governo justificou o bloqueio das redes sociais como Facebook e Instagram dizendo que as plataformas não colaboraram com a Justiça do país para combater usuários que, usando identidades falsas, estavam espalhando discurso de ódio e notícias falsas, cometendo fraudes e outros crimes.
Pelo menos 19 pessoas morreram depois que autoridades abriram fogo contra uma multidão de jovens que faziam um protesto em frente ao Parlamento; mais de 100 cidadãos ficaram feridos.
NEPAL
O Nepal é um país localizado entre a Índia e o Tibete, conhecido por seus templos e pela Cordilheira do Himalaia, onde fica o Monte Everest. Katmandu, capital do país, tem um bairro antigo em forma de labirinto repleto de santuários hindus e budistas.
Em torno do Vale de Katmandu ficam Swayambhunath, um templo budista que abriga alguns macacos, Boudhanath, uma imensa estupa budista, Pashupatinath, com templos hindus e crematórios, e a cidade medieval de Bhaktapur.