A Receita Federal abriu as consultas a um lote residual de restituição do Imposto de Renda. Nas 25 cidades que fazem parte da delegacia regional de Piracicaba (SP), serão contemplados 4.709 contribuintes.
Ao todo, serão depositados R$ 5.743.795,69 neste lote na região. Os depósitos serão realizados no dia 29 de dezembro.
Nacionalmente serão contemplados 488.637 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 903.375.493,48.
Como fazer a consulta
Para saber se será contemplado neste lote, o contribuinte pode consultar pela internet (veja abaixo) ou diretamente pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Passo a passo pela internet:
Acessar a página da Receita na internet;
Clicar em "Meu Imposto de Renda";
Clicar em "Consultar a Restituição";
Inserir o CPF e data de nascimento para prosseguir a consulta.
A página apresenta orientações, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Malha fina
O contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina".
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Veja o passo a passo do extrato do IR
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.