O Pátio Vista do Forte ArcelorMittal, construído no Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, já está pronto para encantar os visitantes.
O projeto do Pátio foi concebido pelas profissionais Natiele Dalbó e Patrícia Palhano, da Ecoar Arquitetura, vencedoras de concurso patrocinado pela ArcelorMittal para arquitetos e designers de interiores e de produtos (a maratona de criatividade Archathon) do ano passado.
O desafio era desenvolver uma cobertura para o pátio do Forte São Francisco Xavier da Barra.
Arquitetura
Com aproximadamente 166 m², a cobertura em estrutura metálica traz como principais materiais o aço e o vidro. Na cor branca para não afetar o cenário da edificação, ela protege o Pátio e deixa descoberta uma área de contemplação onde o visitante pode apreciar o conjunto formado pela natureza e o próprio Forte.
Por tratar-se de uma das construções mais antigas do Espírito Santo, com mais de 300 anos, todos os preceitos de preservação do patrimônio histórico foram considerados durante o desenvolvimento dos trabalhos de arquitetura, estruturas e fundações.
O projeto, orçado em R$ 2 milhões, foi submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultura do Exército, que sugeriram adequações ao projeto para que não houvesse dano, prejuízo ou interferência no patrimônio. Além disso, a execução foi acompanhada por um arqueólogo.
“A ArcelorMittal tem longa trajetória de apoio a projetos de restauração de patrimônios e de preservação da história capixaba. Trabalhos feitos sempre com parceiros, unindo saberes e conhecimentos. Também são projetos onde podemos mostrar todo o potencial e versatilidade do aço, esse produto altamente sustentável que, cada vez mais, ganha espaço na construção, na arquitetura e no design, como é o caso do Pátio Vista do Forte”, afirmou Eduardo Zanotti, vice-presidente Comercial Aços Planos da ArcelorMittal Brasil.
Acessível por escada ou elevador, a cobertura faz as vezes de um mirante de onde é possível apreciar a paisagem. Um guarda-corpo com altura de 1,10m proporciona segurança aos visitantes. Parte da cobertura serve para abrigar uma área de permanência no pátio e outra é destinada a proteger os acessos à edificação no mesmo pavimento.
Essa cobertura visitável também permite um maior contato do visitante com a edificação histórica em seu segundo pavimento.
Reforma do Forte
Além de participar do projeto Pátio Vista do Forte, a ArcelorMittal também é parceira das obras de reforma do Forte São Francisco Xavier da Barra.
Ao todo estão sendo instalados cinco ambientes, sendo duas salas permanentes para exposição (uma sobre a história do Forte e outra do Exército), uma sala para exposições temporárias de arte, uma cafeteria e a cobertura (Pátio Vista do Forte). do projeto Pátio Vista do Forte, a ArcelorMittal também é parceira das obras de reforma do Forte São Francisco Xavier da Barra.
Ao todo estão sendo instalados cinco ambientes, sendo duas salas permanentes para exposição (uma sobre a história do Forte e outra do Exército), uma sala para exposições temporárias de arte, uma cafeteria e a cobertura (Pátio Vista do Forte).