PT e União Brasil elegem maior número de governadores

O PT e o União Brasil são os partidos que mais elegeram governadores em 2022 ao longo dos dois turnos. Cada um deles vai governar quatro estados. MDB, PSDB e PSB vêm em seguida, com três governadores eleitos.

O novo mapa dos estados tem representantes de 11 legendas e um novo protagonista na unidade mais rica da federação: o Republicanos, que elegeu Tarcísio de Freitas em São Paulo.

A eleição confirmou o predomínio da esquerda e centro-esquerda no Nordeste.

Os petistas vão governar quatro estados nordestinos: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. O PSB, dois, Maranhão e Paraíba. Ainda na região, o PSDB elegeu Raquel Lyra (PSDB) destronou o PSB em Pernambuco.

É a primeira mulher a administrar o estado. Também é nordestina a outra governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), que renovou o mandato ainda no primeiro turno. Neste domingo o PSD venceu em Sergipe.

Espírito Santo

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito neste segundo turno.

O pessebista saiu do primeiro turno com uma vantagem de quase 10% dos votos válidos sobre o seu adversário, Carlos Manato (PL), mas a última pesquisa Ipec apontou empate técnico.

São Paulo

Reproduzindo o embate nacional, São Paulo elegeu o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).O segundo colocado foi o postulante petista, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital paulista e também ex-titular de uma pasta durante o governo Lula.

Bahia

A disputa reedita a rixa histórica entre o petismo e o carlismo no estado.

Depois de quase ter levado no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito neste domingo em disputa com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que começou a campanha como favorito. Rodrigues, candidato do atual governador, Rui Costa (PT), recebeu 49,45% dos votos válidos no dia 2, enquanto ACM Neto terminou com 40,80%.

Pernambuco

Para o próximo mandato, os pernambucanos elegeram Raquel Lyra (PSDB). No início do mês, Marília Arraes (Solidariedade) havia recebido 23,97% dos votos válidos, enquanto Raquel foi escolhida por 20,58% dos eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  •  

    Editor:  MTB 735
    Contato: jornalismo@rededenoticias.net.br

  • ×