Sexta, 24 de Março de 2023 12:27
(27)999911485
Saúde Desnecessário

Câncer vai matar mais que coração, diz OMS

Em 10 anos

30/01/2023 13h43 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Medica faz alerta e repassa dicas importantes
Medica faz alerta e repassa dicas importantes

Segunda principal causa de morte no Brasil desde 2003, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, o câncer deve se tornar a principal causa de óbitos da população em uma década.  

A previsão foi feita pela conselheira da OMS Katia Leite, a única brasileira a integrar o comitê editorial da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da Organização

Em 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para a médica oncologista Virgínia Altoé Sessa, as estimativas da OMS reforçam ainda mais a necessidade de adotar medidas de prevenção.

“O câncer é uma doença grave, letal e muito temida pela maioria das pessoas, mas também é evitável. Quando se adota um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática regular de atividade física, sem tabagismo e sem excesso de bebidas alcoólicas, as chances de desenvolver a doença reduzem. É claro que isso não elimina totalmente os riscos, mas diminui bastante”, ressaltou.

Outra medida fundamental, segundo a oncologista, é a realização de exames, principalmente os de rastreio, capazes de diagnosticar a doença na fase inicial.

“Hoje, felizmente, há exames de rastreio para detectar diversos tipos de câncer, como de mama, colorretal, próstata, útero e outros. É importante estar atento para a idade que deve se começar a fazer esses exames. O diagnóstico precoce ajuda a reduzir o número de óbitos pela doença, pois, quando se descobre o câncer em sua fase inicial, maiores são as chances de cura”, alertou a oncologista.

JUVENTUDE

A médica oncologista Virgínia Altoé Sessa também chamou a atenção para a importância da prevenção entre os jovens, levando em conta que alguns hábitos comuns nessa faixa etária contribuem para que a pessoa tenha câncer em alguma fase da vida.

“Observa-se um aumento no número de casos da doença entre os jovens e, além disso, cada vez mais estudos associam o câncer ao hábito de fumar, de beber e o consumo de alimentos multiprocessados, hábitos comuns entre pessoas de pouca idade. Por isso, é fundamental ter a consciência de estas são práticas inimigas da saúde, que podem contribuir para o surgimento de câncer”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.