Nesta quinta-feira, o MEC abriu a edição de 2023 do Sisu. Este é o sistema de seleção para estudantes que realizaram o Enem em 2022 e tentam uma vaga na universidade pública.
A inscrição no Sisu é gratuita pelo site sisu.mec.gov.br. O candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo possível mudá-las enquanto o período de inscrições estiver aberto. Neste ano, estará aberto até o dia 24. Os resultados saem no dia 28.
A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível.
Se o curso de Pedagogia, por exemplo, oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.
Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso.
Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.
Os cinco cursos com maiores notas de cortes em 2022
Mín. 16° Máx. 24°