Brasil ficou à frente de apenas quatro países em uma avaliação internacional de alfabetização aplicada em 2021 a estudantes de 65 países.
Os dados do Pirls (inglês para Progress in International Reading Literacy Study) foram divulgados nesta terça (16).
No exame, os alunos brasileiros obtiveram uma média de 419 pontos. Esse desempenho fica acima apenas de Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, este último com uma média de 288 pontos.
Participaram da avaliação 4.941 estudantes do 4º ano do ensino fundamental de 187 escolas (públicas e privadas) de todas as regiões do Brasil, no período de 26 de novembro a 3 de dezembro de 2021.
O PIRLS realiza aplicações em formato eletrônico e em papel, sendo que os países participantes podem optar pelo formato. No Brasil, os testes e questionários foram aplicados em papel.
O Estudo é uma iniciativa realizada a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
O PIRLS avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar tendências de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos países que participam do estudo.
É nessa etapa da escolarização que se vivencia um importante estágio de transição no desenvolvimento da autonomia nas habilidades da leitura. Os estudantes estão superando a etapa do “aprender a ler” e passando a utilizar a leitura para aprender.
Mín. ° Máx. °