15 policiais militares e 7 policiais civis são alvo de uma operação do Ministério Público do Espírito Santo que acusa os agentes da Segurança de crimes que vão de extorsão a peculato, passando por lavagem de dinheiro, agiotagem, tráfico de drogas e corrupção.
Os policiais, que deveriam proteger a população, já que são concursados e juramentados, são acusados de associação com facções criminosas, levando o terror às comunidades.
As ações ocorreram de forma coordenada nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, e seis pessoas foram presas preventivamente.
Também foram cumpridos oito mandados de menagem (medida cautelar restritiva de liberdade) contra policiais militares, 31 mandados de busca e apreensão, 15 de afastamento cautelar da função pública, além de indisponibilidade de bens e medidas correlatas.
Segundo informações divulgadas pelo MPES, “os elementos colhidos até o momento indicam o recebimento de propina por policiais militares em troca de proteção e favorecimento a membros de facções criminosas violentas, bem como a comercialização de drogas desviadas de traficantes em apreensões policiais e ocultação dos recursos por meio de interpostas pessoas.”
Mín. 17° Máx. 21°