A palavra Cooperar vem do Latim “cooperari”, que significa trabalhar junto. Ou seja, contribuir com o trabalho, buscando algum objetivo em comum.
Neste sábado (8 de julho), Cachoeiro de Itapemirim vai celebrar o poder da cooperação e mostrar que atitudes simples movem o mundo.
A cidade receberá uma manhã repleta de serviços gratuitos para a população e muita diversão para toda a família. O evento será realizado na Praça de Fátima, no bairro Guandu, das 8h ao meio-dia.
A atividade marca a comemoração do Dia de Cooperar 2023, uma grande rede de solidariedade e voluntariado que é desenvolvida pelas cooperativas em todo o país. Ao longo da programação, os participantes terão acesso a uma série de informações e atendimentos em diversas áreas.
O público poderá contar com vacinação de gripe e Covid-19, orientação de saúde geral e bucal, aferição de pressão, altura e peso, atendimento com médico, nutricionista e psicólogo, técnicas de alongamento, vacinação antirrábica para cães e gatos e feira de adoção de animais.
Também estarão disponíveis serviços como corte de cabelo masculino e feminino, sobrancelha, massoterapia, atendimento do Sine, Cadastro Único (CadÚnico), Acessuas e Primeira Infância.
Haverá, ainda, informações de orientação e educação financeira. Além disso, o local contará com teatro, mágico, pula-pula, escorregador, picolé, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e refrigerante.
De acordo com Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES, instituição que realiza o evento junto com cooperativas parceiras, o intuito é promover uma manhã positiva para a população, valorizando o bem-estar e as pessoas. Segundo a liderança, essa postura faz parte do jeito cooperativista de atuar.
“Temos um princípio chamado Interesse pela Comunidade, que estimula as cooperativas a gerarem transformações nas localidades onde estão instaladas por meio de projetos de responsabilidade socioambiental. São atividades que elas desenvolvem todo o ano. A celebração serve para marcar essa postura”, explica.
Ainda segundo o presidente, a celebração não se limita à festividade, mas foca principalmente em levar ao público uma programação útil. “Queremos que o cooperativismo esteja cada vez mais próximo de quem precisa, fazendo o que ele sabe fazer de melhor, que é promover o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente e promove o bem-estar das pessoas”, completou.
A realização do Dia de Cooperar 2023 em Cachoeiro de Itapemirim conta com a parceria das cooperativas Unimed Sul Capixaba, Usimed Sul, Uniodonto Espírito Santo, Sicoob Sul, Sicoob Credirochas, Sicredi Serrana, Selita, Cooteva e Serrana. A programação conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, do Senac, do Sine e da WDS Telecom.
O que é
O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um grande movimento de solidariedade e voluntariado desenvolvido pelas cooperativas em todo o Brasil. Criado em 2009 em Minas Gerais, ele ocorre no Espírito Santo desde 2014, e a cada ano o número de ações aumenta.
O objetivo é estimular as cooperativas a desenvolverem projetos perenes com foco socioambiental ao longo de todo o ano, contribuindo para o desenvolvimento social das localidades onde elas estão instaladas.
Somente em 2022, o Espírito Santo registrou 159 ações realizadas, envolvendo 60 cooperativas capixabas e quase 4 mil voluntários que se uniram com o intuito de ajudar quem mais precisa. Ao todo, foram 44 mil pessoas beneficiadas diretamente em 71 municípios (54 no ES e 17 do Rio de janeiro e Bahia, onde parte das cooperativas capixabas também atua).
Serviço:
• Dia de Cooperar 2023 – Celebração na região Sul
• Data: 8 de julho (sábado)
• Local: Praça de Fátima – Avenida Beira-Rio, 1, bairro Guandu – Cachoeiro de Itapemirim
• Horário: das 8h ao meio-dia
• Participação gratuita
Mín. 23° Máx. 26°