O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Tarciana Medeiros para ser a primeira presidente mulher do Banco do Brasil e Rita Serrrano para a Caixa Econômica Federal.
Os nomes foram confirmados pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta, 30.
Será a primeira vez em 214 anos da história do Banco do Brasil que a instituição será presidida por uma mulher. Já Serrano é representante dos funcionários no conselho de administração da Caixa.
O futuro governo também anunciou o senador Jean Paul Prates (PT-RN) como novo presidente da Petrobras, após reunião com Lula nesta sexta.
O nome dele já era apontado como o principal cotado para o comando da estatal. Prates é crítico da atual política de preços da Petrobras, atrelada à variação do dólar e do preço do barril de petróleo no mercado internacional.
Quem é
Em 1988, Tarciana iniciou sua carreira profissional como feirante, 10 anos depois atuou como professora, ingressando depois no Banco do Brasil em 2000. Ela é gerente executiva desde 2019.
Também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal.
Ela é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.
Na empresa, ela trabalhou em cargos na rede de varejo, agências e superintendências.
Mín. 23° Máx. 26°