Chamando Capitão Assumção de "ser humano valoroso e grande deputado", o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), postou nota oficial defendendo o colega preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 28.
Assumção é acusado de tramar contra a democracia e desrespeitar determinações do Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado já vinha usando tornozeleira eletrônica por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
A Nota
“Apesar de desconhecer os motivos e a fundamentação da ordem de prisão, cumpre-nos registrar que a sociedade capixaba perde significativamente a legitimidade democrática consagrada pelo voto popular, com a ausência do deputado Capitão Assumção de suas atividades parlamentares. O deputado vem exercendo de forma digna e respeitosa o seu mandato, defendendo de forma lídima suas ideologias e pautas sempre com urbanidade, inteligência, respeito aos demais colegas e também aos entendimentos contrários; demonstrando ser, além de um grande deputado, um ser humano valoroso”.
De acordo com vozes dos bastidores, Marcelo Santos sofreu uma "enorme pressão dos colegas deputados para que se manifestasse em apoio a Assumção."
Após prestar depoimento na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, Assumção foi levado para o Quartel da Polícia Militar de Maruípe, em Vitória, onde cumprirá os dias de prisão por ser oficial da reserva da PMES.
Mín. 23° Máx. 26°