Sexta, 24 de Maio de 2024
°C °C

A surpreendente candidatura de José Carlos Elias pelo PT de Linhares

Sumido da cena política, o ex-prefeito e ex-deputado quer administrar Linhares novamente

16/04/2024 às 08h23 Atualizada em 16/04/2024 às 09h07
Por: Redação
Compartilhe:
Foto Divulgação - José Carlos Elias tem o apoio de membros do PT estadual, como a deputada federal, Jack Rocha
Foto Divulgação - José Carlos Elias tem o apoio de membros do PT estadual, como a deputada federal, Jack Rocha

Depois de passar boa parte de sua vida política entre o antigo PMDB e o PTB, o ex-prefeito de Linhares,  José Carlos Elias, agora quer voltar a administrar a cidade filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O anúncio de sua pré-candidatura foi feiito na noite de segunda-feira (15), após Elias se reunir com membros do partido na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no centro da cidade.

Elias está filiado ao PT, que faz parte da federação com o PV e o PCdoB e pretende atrair outras lideranças e partidos.

O objetivo é fortalecer a possível candidatura de Elias com vistas às eleições de outubro.

Carlos Elias chegou a ficar inelegível por decisão da Justiça. O petebista foi condenado à suspensão de direitos políticos por ter pintado os muros do município nas cores do partido no período em que foi prefeito, entre 2005 e 2008.

Em 2014, ele disputou a eleição para deputado federal e, mesmo com a candidatura indeferida, conquistou 27 mil votos.

Há quase 30 anos, Linhares só conhecia três prefeitos. José Carlos Elias (PTB) foi eleito em 1992, com a influência do tio, Samuel Batista (PMDB), que já havia sido prefeito da cidade por duas vezes (1972 e 1982).

Guerino Zanon (PMDB), que era secretário de Planejamento de Elias, assumiu o primeiro mandato em 1997.

Acabou reeleito em 2000, deu lugar a José Carlos Elias em 2004, e retornou ao comando da prefeitura em 2008. Guerino deixou o cargo em 2012, quando foi derrotado por Nozinho Corrêa, filiado ao PDT. Campeão de mandatos, Guerino Zanon se elegeu novamente em 2016 e foi reeleito em 2020, administrando a cidade pela quinta vez. 

O prefeito deixou a administração para disputar o Governo do Estado, dando lugar ao seu vice, Bruno Marianelli (Republicanos), que busca a reeleição e deve disputar contra José Carlos Elias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
AdemiroHá 2 semanas Linhares ESPT não leva na no Espirito Santo, graças a Deus não somos manipulados por essa corja de corruptos.
Mostrar mais comentários