Os moradores de Brejetuba, distante 147 quilômetros de Vitória, serão os primeiros a contar com um Ponto de Inclusão Digital (PIDs) no Espírito Samto.
O serviço facilitará a ação judicial no município por meio do Balcão Virtual, permitindo a participação de juízes, advogados e população em audiências telepresenciais, presenciais ou híbridas.
A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJES), com colaboração da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público estadual (MPES)
A entrega do PID acontece na sede de Brejetuba nesta sexta-feira (19), às 10h.
Os PIDs estarão voltados à realização de atos de cunho judicial, sem a realização de atividades administrativas.
Os serviços disponibilizados incluirão o acesso ao balcão virtual dos cartórios eleitorais e da secretaria judiciária do TRE-ES e TJES, facilitando a realização de audiências e outras ações judiciais por partes e advogados.
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, destacou a importância da inauguração dos PIDs e detalhou:
"Estamos utilizando alguns postos do Tribunal eleitoral, onde tem sede do Eleitoral e não tem sede do Tribunal de Justiça, e também o contrário, e com isso nós estamos diminuindo custos e melhorando o acesso da população à justiça", afirmou.
Os PIDs vão funcionar nos seguintes Municípios:
Brejetuba
Governador Lindenberg
São Roque do Canaã
Irupi
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério
Apiacá
Jerônimo Monteiro
Marechal Floriano
Mucurici
Muqui
Rio Novo do Sul
Vargem Alta
Fundão
João Neiva
Ponto Belo
Divino de São Lourenço.
Mín. 20° Máx. 22°