Perseguido no meio da rua sob a mira de uma pistola empunhada pela deputada Carla Zambelli (PL), o jornalista Luan Araújo celebrou a prisão da parlamentar nesta terça-feira, 29, na Itália.
"Recebo com muito alívio a notícia de que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) finalmente foi presa pela Justiça italiana, em Roma, nesta terça-feira (29). É meio surreal, já que ela move um processo contra mim por um texto opinativo postado no Diário do Centro do Mundo (DCM), e não posso falar tudo o que estou sentindo no momento.
Mas digo que é um grande alento vê-la sendo punida por um dos crimes que cometeu — no caso, a invasão dos sistemas do CNJ.
Zambelli está condenada a dez anos de prisão pelo caso da invasão ao Sistema Nacional de Justiça (SNJ), e o Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para condená-la no episódio dantesco em que ela correu atrás de mim com uma arma na mão, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Desde aquele momento, eu mesmo fiquei com medo de ser a pessoa a ser presa.
Nisso, agradeço muito a minha equipe de advogados, que frisou desde o início que eu era uma vítima naquele caso — não um criminoso.
Algo que a sociedade muitas vezes impõe às pessoas pretas, como ela mesma deixou claro naquele fatídico dia ao dizer que “o PT mandou um homem negro me atacar”, o que era uma completa inverdade."
Mín. 19° Máx. 21°