16°C 29°C
Vitória, ES

Brasileiro economiza, mas não abandona cerveja, café e coxinha

A vida é curta

08/03/2023 às 11h56 Atualizada em 08/03/2023 às 12h05
Por: Redação
Compartilhe:
Ou bebe ou come na rua
Ou bebe ou come na rua

Um novo hábito de consumo fora do lar vem surgindo entre os brasileiros, que, para driblar a inflação dos preços de alimentos e bebidas, têm aumentado exponencialmente o consumo de bebidas sem acompanhamento de qualquer tipo de comida fora de casa.

A afirmação está no mais novo relatório Consumer Insights da consultoria Kantar, que registrou um aumento de 15% em ocasiões só de bebidas nos dias de semana e 22% aos fins de semana nos 12 últimos meses (terminados em setembro passado na comparação com o mesmo período de 2021).

Cerveja e coxinha são os mais consumidos fora de casa pelos brasileiros

O destaque em crescimento de ocasiões entre as bebidas ingeridas fora do lar são refrigerantes (+16%) e cervejas (+63%) no almoço, jantar e lanche, e cafés e outras bebidas quentes no café da manhã (+11%).

No mesmo período, o consumo fora do lar avançou em todos os momentos, mas cada vez mais frequente nas ocasiões de lanches, com destaque para coxinhas, chocolate e sorvetes, que representaram um crescimento de 20% e contribuíram com 177.850 ocasiões, enquanto almoços tiveram 76.088, jantar 63.841 e café da manhã 24.157.

Jantar e lanche fora de casa cresceram aos finais de semana

Os momentos de jantar e lanche fora de casa aos finais de semana, aliás, superaram os patamares de 2019. Essas ocasiões cresceram 9,7 pontos percentuais (p.p) e +17,5 p.p. respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) na comparação com o mesmo período de 2019, portanto, antes das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19.

A inflação dos preços de alimentos e bebidas gerou uma diminuição de itens comprados por saída (-1%) e um gasto médio que cresce 21%, somado a uma frequência maior do consumo fora de casa em 11%. Esses fatores resultaram em um crescimento de 12% em unidades de alimentos e bebidas compradas fora do lar em 2022.
Bares e restaurantes foram os canais que mais contribuíram com o crescimento no ano, com variações de volumes vendidos de +26% e +16%, respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro passado versus o mesmo período de 2021.

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, em que o Painel Fora de Casa (Out of Home) contempla 4.000 indivíduos brasileiros de 7 Regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza), alcançando todas as classes sociais do país. A amostra representa 47,4 milhões de indivíduos do Brasil.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Vitória, ES
22°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 29°

22° Sensação
2.57km/h Vento
83% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Ter 25° 20°
Qua 23° 19°
Qui 23° 19°
Sex 23° 19°
Sáb 23° 18°
Atualizado às 22h07
Economia
Dólar
R$ 5,43 +0,03%
Euro
R$ 6,40 +0,10%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 618,809,25 +0,09%
Ibovespa
138,854,60 pts 1.45%
Lenium - Criar site de notícias