De janeiro a março deste ano a Prefeitura de Vila Velha recolheu 24 veículos abandonados pelas ruas da cidade. Em todo o ano passado foram apreendidos 95 veículos inservíveis.
Só nesta segunda-feira, três veículos, em situação de abandono, foram recolhidos das ruas pela Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV). Eles estavam em Novo México e em Ilha dos Bentos. Em um deles, inclusive, havia muito lixo no interior.
Segundo a legislação vigente na cidade, é considerado veículo abandonado aquele que se encontra estacionado em ruas e apresenta características como: ausência de motor ou motor danificado, um ou mais pneus vazios, furados e/ou danificados em sua banda de rodagem, ausência de pneus ou de rodas, faróis e luzes de sinalização ausentes ou seriamente danificados, falta do vidro frontal ou traseiro, lataria ou estrutura enferrujada, painéis plásticos quebrados e/ou forração rasgada, ausência das placas de identificação e/ou verificação de adulteração na numeração do chassis e/ou do motor, entre outras características.
Segundo o inspetor de Trânsito da GMVV, Osmar Assunção, os moradores podem denunciar por meio da Ouvidoria.
“Quando o veículo abandonado for identificado, o morador pode ligar para o 162. Uma equipe vai ao local e verifica a situação do mesmo. Caracterizado o abandono, é removido imediatamente e encaminhado ao pátio cadastrado”, explica.
Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, além de ajudar a diminuir a criminalidade no local onde estão estacionados, a remoção melhora o aspecto estético local e contribuem na manutenção da limpeza e organização das vias.
“Os veículos abandonados ou em mau estado são fontes de sujeira e poluição visual nas ruas e avenidas. A retirada também é uma questão de saúde pública. Dependendo do estado de conservação, quando chove, há acumulo de água, podendo virar criadouro de mosquitos da dengue”, alerta o major.
Mín. 23° Máx. 25°