Depois de chilique, deputada Carla Zambelli terá que entregar arma
Gilmar Mendes determinou
20/12/2022 às 14h27Atualizada em 20/12/2022 às 17h10
Por: Redação
Compartilhe:
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta terça-feira (20) que a deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP) entregue sua pistola e munições à Polícia Federal em até 48 horas.
Se o parlamentar não cumprir a decisão, o magistrado autorizou a Polícia Federal a realizar uma busca e apreensão para obter a arma.
Gilmar Mendes atende pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a suspensão do porte e apreensão da arma e munição da deputada. Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, Zambelli realizou uma verdadeira perseguição armada contra um eleitor de Lula (PT). Caberá ao ministro decidir se o pedido da PGR é válido ou não.
Gilmar Mendes entendeu que a utilização da arma pela parlamentar ultrapassou "os limites da autorização de legítima defesa". Ademais, além do episódio em questão, o ministro citou os recorrentes ataques verbais às instituições feitos por Zambelli.
"O periculum in mora decorre tanto das circunstâncias do evento quanto das manifestações subsequentes promovidas pela investigada na mídia e nas redes sociais quanto à suposta legitimidade do comportamento e, também, com ataques verbais às instituições democráticas, instigando práticas em descompasso com as premissas do Estado Democrático de Direito", escreveu o ministro na decisão.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.