Considerado uma alternativa barata para suprir as necessidades de proteina da população, o ovo de galinha teve um aumento de preço assutador nos últimos 12 meses.
De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do ovo de galinha registrou um aumento de aproximadamente 23% no último ano.
Esse aumento é cerca de sete vezes maior do que a inflação oficial do Brasil, e representa a maior alta dos últimos dez anos.
O ovo é considerado um alimento essencial na dieta dos brasileiros, devido à sua riqueza em proteínas.
Um dos principais fatores que contribuiu para a elevação do preço do alimento é o aumento do custo da ração utilizada na alimentação das galinhas. Como resultado, muitos produtores optaram por reduzir suas produções.
Tradicionalmente, o ovo é considerado uma válvula de escape. Quando o preço da carne sobe, alguns consumidores deixam de comprar o produto e migram para o ovo. Mas dessa vez justamente ele que está mais bem mais caro.
Os culpados pelo aumento dos ovos são os produtos utilizados na alimentação das galinhas, como explica o diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal, Luiz Rua.
Mín. 19° Máx. 23°