Cerca de 7,2 mil usuários de maconha que participaram de uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, tinham níveis significativos de cádmio e chumbo no organismo.
Os pesquisadores utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA e conduziram o estudo com um grupo de mais de 7.200 participantes do levantamento.
Os indivíduos que relataram uso exclusivo de cannabis apresentaram níveis mais elevados de cádmio e chumbo no sangue e na urina quando comparados com os participantes que não usavam maconha nem tabaco.
Já quando comparados com os usuários exclusivos de tabaco, os usuários exclusivos de cannabis apresentaram níveis menores de cádmio no organismo.
O chumbo é um metal pesado que é bioacumulativo (acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo), tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso, pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, saturnismo, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal.
Mín. 18° Máx. 22°